Ulysses Freire – Assessor de Imprensa
Uma das mais importantes figuras do universo da medicina e da própria cultura potiguar, Dr. Paulo Xavier Trindade – diretor superintendente do Hospital Infantil Varela Santiago – lançou nessa quinta-feira (04) um livro com a biografia da sua vida, memórias da sua infância e adolescência, e detalhes da sua trajetória acadêmica e profissional. Na manhã da quarta-feira, o médico fez um pré-lançamento para colaboradores do hospital, no auditório da instituição.
O livro “Menino na Guarita” foi escrito pelo professor aposentado da UFRN, pesquisador da cultura potiguar e memorialista Tarcísio Gurgel tendo como apoio um trabalho de pesquisa acadêmica realizado pela jornalista Suelen Gurgel. Fartamente ilustrada com fotografias, a obra demonstra, em duzentas páginas, como se constrói uma reputação e como se passa do consultório, à atividade desafiadora de administrar um hospital filantrópico.
Tendo como ponto de partida o seu nascimento, infância e adolescência na comunidade da Guarita, em Natal, a biografia acompanha passo a passo os riscos por ele enfrentado na exposição à pobreza e a marginalidade, e todo o demorado processo de emancipação possibilitado pela Educação. Uma vida feita de desafios, a começar pela orfandade na altura dos quatro anos de idade, quando perde, sucessivamente o pai e a mãe, vítimas da tuberculose. E que vai culminar com a aceitação para evitar que o Hospital Infantil Varela Santiago viesse a desaparecer em meio a grandes crises.
Ao atingir 84 anos e em pleno exercício das atividades cotidianas no hospital, Paulo Xavier não apenas recolocou o Varela Santiago no leito da filantropia, como expandiu o seu atendimento e as suas instalações físicas numa escala jamais vista. Hoje referência nacional no campo da assistência hospitalar às crianças, a instituição dirigida por Paulo Xavier Trindade continua a apresentar desafios para manter o nível de excelência nas diversas modalidades de atendimento. Sempre pronto a enfrentá-los, o médico não para de lutar para superá-los.